No Natal há circo. E nós fomos!

Foi no dia 12 de dezembro, de manhã, que apesar da chuva, os alunos das Escolas Básicas e Pré-Escolar do Carmo e Alto de Rodes foram ao circo.
Esta iniciativa surgiu de um convite da Câmara de Faro, que, tal como no ano passado, ofereceu a entrada às crianças do nosso Agrupamento.
Apesar dos constrangimentos que a chuva causou, é um espetáculo que os alunos gostam e apreciam muito. Os alunos ficam, sempre, com muita expectativa para saber o que vai acontecer. Ao entrar na grande tenda azul e branca, ficaram encantados com as luzes, as músicas e o cheiro de pipocas, no ar.
Durante o espetáculo, riram com os palhaços, ficaram maravilhados com os acrobatas, dançaram e aplaudiram as apresentações com entusiasmo. Para muitos, foi uma experiência inesquecível, cheia de magia e alegria, que eles guardarão na sua memória.

Visita de estudo ao Centro Alqueva e ao Museu da Luz

As turmas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Centro Alqueva e ao Museu da Luz, nos dias 11 e 21 de novembro de 2025.
A atividade teve como objetivos aprofundar conhecimentos sobre a produção de energia e compreender o impacto científico, ambiental e social da Barragem do Alqueva, promovendo a articulação entre diferentes áreas disciplinares.
Na sequência da visita, os alunos elaboraram trabalhos na plataforma Padlet, onde registaram aprendizagens, reflexões e evidências visuais da experiência

A Importância da Orientação nos Descobrimentos

A exposição “A Importância da Orientação nos Descobrimentos” nasce de um trabalho conjunto entre diferentes níveis de ensino e disciplinas, evidenciando a riqueza das Ciências Sociais e Humanas e o papel fundamental que desempenham na compreensão do Mundo. Através de uma articulação vertical e horizontal entre História e  Geografia de Portugal (5º ano), Geografia (7.º ano) e História (8.º ano), este projeto convida os alunos a explorar, de forma integrada, o impacto que os instrumentos de orientação tiveram na expansão portuguesa e na construção do conhecimento geográfico global.
Este trabalho, fruto do envolvimento de diferentes turmas e docentes, valoriza a partilha, a interdisciplinaridade e a construção coletiva do saber.